quinta-feira, 28 de junho de 2012

O coordenador Pedagógico - seu Ser e Agir Profissional

No dia 28 de junho foi realizada a segunda etapa do curso de formação "O coordenador Pedagógico - o seu agir profissional". Neste dia foram discutidos temas referentes à obra "O coordenador pedagógico e o cotidiano escolar", onde em forma de seminários diversas temáticas foram abordadas que permeiam o trabalho pedagógico. A nomenclatura "coordenador pedagógico" não existe nas escolas públicas de Santa Catarina, o nome da função é ATP (Assistente Técnico Pedagógico).

O trabalho pedagógico é o eixo central do existir da escola como uma instituição educativa, que é de responsabilidade de todos os profissionais da educação que trabalham na escola. Porém, este trabalho coletivo, perpassa pela construção da identidade dos Assistentes Técnicos Pedagógicos.

Imbricados entre paradigmas educacionais e diferentes formas dos professores entenderem a escola e sua função, o trabalho pedagógico realizado deve dar corpo e rumo as diferentes atividades realizadas. O corpo se caracteriza pela unidade das diferenças, professores diferentes, com matérias diferentes, com conteúdos diversos, com atividades diversas, deve possuir uma unidade que está respaldada no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola. É necessário dar rumos para que todas as atividades possuam um fim que é a educação integral da pessoa do aluno, a partir da proposta e filosofia da escola.

Dentre os temas abordados temos "O cotidiano escolar, um campo de estudo" foi ressaltado a importância de se estudar o dia a dia da escola, e perceber que é composta por múltiplos processos, desde sujeitos que estabelecem relações, reagem e produzem a educação, isto se aplicando a cada Instituição de Ensino em particular, pois encontramos  situações peculiares, seja de origem cultural, social, econômica ou outras. Todas devem ter em comum a relação ensino-aprendizagem.

No tema "Um dia na vida de um coordenador pedagógico da escola pública" há os relatos das dificuldades que os profissionais enfrentam na escola. Os coordenadores pedagógicos entendem sua função como uma "atividade relacional intencional", enfrentando dificuldades de organização linear de seu trabalho. A autora Laurinha Ramalho de Almeida conclui que, mesmo com as urgências que surgem consumindo o dia a dia é necessário um planejamento continuo e uma proposta clara das ações.

No texto "O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano escolar", a autora ressalta a importância do planejamento das atividades do mesmo, pautado nos conceitos de: importância; rotina, urgência e pausa. Vejamos: importância são as atividades previstas no planejamento para atingir as metas; a rotina é a estabilidade do cotidiano escolar, manutenção do trabalho; as urgências são aquelas atividades não previstas, mas que precisam ser resolvidas e; as pausas, citando Gonçalves (1995) "destinam-se ao atendimento de necessidades individuais do sujeito e incluem o descaso, os períodos de férias, de ações descomprometidas com os resultados, a atenção para os fatos e circunstâncias não vinculadas à função social da instituição e os elementos subjetivos de relações interpessoais. São comprometidos com a humanização" (p.50). A pausa é elemento crucial para o desenvolvimento das atividades do processo pedagógico como uma forma de rever todas as etapas do processo, e afinar a comunicação.

A questão dos sentimentos que envolvem o trabalho do coordenador pedagógico aflorou no texto "O coordenador pedagógico e os sentimentos envolvidos no cotidiano", considerando que a sociedade está em constantes mudanças e que isto reflete na escola, revelando varias relações que impulsionam sentimentos dos mais variados no cotidiano escolar. Os professores sentem-se desorientados acerca do seu papel na educação, os alunos muitos diversificados e o próprio papel da escola, refletem diretamente no trabalho e nos sentimentos do coordenador pedagógico.

Temas como a importância da família, a diversidade e a inclusão do diferente, avaliação e interdisciplinaridade pautaram as discussões.

O curso é coordenado pela equipe da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Itapiranga, departamento do ensino Lisete Hahn Kaufmann, Inácio Rhoden e Eloí Thesing, e terá varias etapas, fechando o total de 60 horas.

Segundo as Assistentes Técnicas Pedagógicas da Escola de Educação Madre Benvenuta Vanderli Manske e Erna Klunk "A formação continuada é de suma importância, principalmente e especificamente na área de atuação pedagógica dos ATPs há uma necessidade de construção de identidade”.

Algumas fotos do evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário