
O trabalho pedagógico é o eixo central do existir
da escola como uma instituição educativa, que é de responsabilidade de todos os
profissionais da educação que trabalham na escola. Porém, este trabalho
coletivo, perpassa pela construção da identidade dos Assistentes Técnicos
Pedagógicos.
Imbricados entre paradigmas educacionais e
diferentes formas dos professores entenderem a escola e sua função, o trabalho
pedagógico realizado deve dar corpo e rumo as diferentes atividades realizadas.
O corpo se caracteriza pela unidade das diferenças, professores diferentes, com
matérias diferentes, com conteúdos diversos, com atividades diversas, deve
possuir uma unidade que está respaldada no PPP (Projeto Político Pedagógico) da
escola. É necessário dar rumos para que todas as atividades possuam um fim que
é a educação integral da pessoa do aluno, a partir da proposta e filosofia da
escola.
Dentre os temas abordados temos "O cotidiano
escolar, um campo de estudo" foi ressaltado a importância de se estudar o
dia a dia da escola, e perceber que é composta por múltiplos processos, desde
sujeitos que estabelecem relações, reagem e produzem a educação, isto se
aplicando a cada Instituição de Ensino em particular, pois encontramos situações peculiares, seja de origem cultural,
social, econômica ou outras. Todas devem ter em comum a relação
ensino-aprendizagem.
No tema "Um dia na vida de um coordenador
pedagógico da escola pública" há os relatos das dificuldades que os
profissionais enfrentam na escola. Os coordenadores pedagógicos entendem sua
função como uma "atividade relacional intencional", enfrentando
dificuldades de organização linear de seu trabalho. A autora Laurinha Ramalho
de Almeida conclui que, mesmo com as urgências que surgem consumindo o dia a
dia é necessário um planejamento continuo e uma proposta clara das ações.
No texto "O coordenador pedagógico no
confronto com o cotidiano escolar", a autora ressalta a importância do
planejamento das atividades do mesmo, pautado nos conceitos de: importância;
rotina, urgência e pausa. Vejamos: importância são as atividades previstas no
planejamento para atingir as metas; a rotina é a estabilidade do cotidiano
escolar, manutenção do trabalho; as urgências são aquelas atividades não
previstas, mas que precisam ser resolvidas e; as pausas, citando Gonçalves
(1995) "destinam-se ao atendimento de necessidades individuais do sujeito
e incluem o descaso, os períodos de férias, de ações descomprometidas com os
resultados, a atenção para os fatos e circunstâncias não vinculadas à função
social da instituição e os elementos subjetivos de relações interpessoais. São
comprometidos com a humanização" (p.50). A pausa é elemento crucial para o
desenvolvimento das atividades do processo pedagógico como uma forma de rever
todas as etapas do processo, e afinar a comunicação.
A questão dos sentimentos que envolvem o trabalho
do coordenador pedagógico aflorou no texto "O coordenador pedagógico e os
sentimentos envolvidos no cotidiano", considerando que a sociedade está em
constantes mudanças e que isto reflete na escola, revelando varias relações que
impulsionam sentimentos dos mais variados no cotidiano escolar. Os professores
sentem-se desorientados acerca do seu papel na educação, os alunos muitos
diversificados e o próprio papel da escola, refletem diretamente no trabalho e nos
sentimentos do coordenador pedagógico.
Temas como a importância da família, a
diversidade e a inclusão do diferente, avaliação e interdisciplinaridade
pautaram as discussões.
O curso é coordenado pela equipe da SDR
(Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Itapiranga, departamento do ensino
Lisete Hahn Kaufmann, Inácio Rhoden e Eloí Thesing, e terá varias etapas,
fechando o total de 60 horas.
Segundo as Assistentes Técnicas Pedagógicas da
Escola de Educação Madre Benvenuta Vanderli Manske e Erna Klunk "A formação
continuada é de suma importância, principalmente e especificamente na área de atuação
pedagógica dos ATPs há uma necessidade de construção de identidade”.
Algumas fotos do evento.
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