No dia 02 de maio foi realizado o Conselho de Classe Participativo, do Ensino Fundamental. O objetivo desta experiência é estreitar o compromisso, união entre a família e escola, fortificando-os. Ressaltando valores essenciais que tem como fundamento a família e possam se solidificar na escola.
Segundo a equipe pedagógica “é uma experiência que permite proporcionar um intercâmbio família-escola que através da troca de experiências possa ajudar a cumprir a desafiadora tarefa de educar, num mundo em constante transformação”.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) que regulamenta a Educação em seu Art. 2 divide os compromissos de educação colocando em primeiro lugar a família: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Para o Conselho de Classe Participativo acontecer, foram realizados previamente dois momentos de pré-conselho de classe, na turma com os alunos e entre os professores, para assim poderem dar seu parecer aos pais. Os pais foram convidados a comparecer com os filhos, em horas determinadas, para dialogar e dar sugestões para o melhor andamento da educação escolar.
Segundo o professor Lorival Rambo “importante comungar os problemas e pensar soluções, principalmente no que se refere às medidas para que as soluções sejam concretizadas.”
Rosane Gauer Anschau como mãe e educadora “considera que foi um passo importante dado no que se refere à relação professor, aluno e família, pois permite democratizar o processo ensino aprendizagem.”
“Foi de grande valia a reunião do Conselho de Classe que no dia 02 de maio reuniu professores, alunos e pais na mesma sala, para discutir a situação da escola. Está de parabéns a direção e corpo docente da escola pela iniciativa. Afinal, se o aluno é o espelho da família e se cabe à escola dar continuidade ao processo de educação recebida em casa, é de suma importância essa avaliação entre docente, discente e pais. Juntos somos mais fortes. E nada melhor que ouvir ambos os lados e em especial os professores ‘velas que se acendem para dar luz aos outros’.” É a avaliação do pai Edgar Schütz.
“Quero parabenizar a direção do Colégio Estadual Madre Benvenuta , pela iniciativa do conselho de classe com a presença dos pais, alunos e professores. É, sem dúvida, um momento muito importante onde pais, professores e alunos manifestam sua opinião sobre o ambiente escolar e a educação como um todo.
É louvável a iniciativa, porque é sabido que quem abre o debate, está ou deveria estar pré-disposto a elogios e também a críticas. Foi muito bom e acho que deveria ocorrer a cada ano, logicamente convocando a todos os pais para comparecerem com seus filhos.” Lúcio Bracht
“Eu achei bem interessante porque muitos pais não sabem o que acontece na escola, pois os filhos não falam. Entender um pouco mais sobre a forma de avaliação e também puderam dar suas sugestões.” Depoimento da aluna Gabrielle Luize Friedrich.
Ana Cristina Ertel aluna, diz que “foi o jeito encontrado para sentar juntos e conversar".
No final do conselho de classe foi firmado o acordo através de uma ata para documentar as decisões e amparar o trabalho pedagógico na escola.
A diretora Ivete Klement Feyh avaliou como positiva a participação dos pais: “A maioria dos pais participou no dia da reunião e há uma grande procura de informações por parte dos pais que não estavam presentes no dia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário