No dia 22 de março foi comemorado o dia mundial da água, para alertar a comunidade escolar sobre a importância deste recurso natural para a sobrevivência e a vida no planeta. Este projeto faz parte do planejamento pedagógico realizado pelos professores no início do ano letivo. Tem como foco o tema transversal que está nos Paramentros Curriculares Nacionais de Educação Ambiental e também está contemplado no Projeto Político Pedagógico.
Projeto do Dia da Água
Apresentação
O projeto ressalta a importância do tema e necessidade recorrente do problema da água, assinalando o dia Internacional da Água, no dia 22 de março. É um projeto desenvolvido pela E.E.B. Madre Benvenuta, com participação dos professores, equipe pedagógica e alunos.
Tema
A água potável.
Objetivo Central:
Ressaltar a importância da água, seu uso racional para a sobrevivência da humanidade
Problema:
Como a escola pode colaborar para a conscientização do uso indiscriminado da água?
Objetivos específicos
I) entender a escassez da água a nível mundial, nacional, estadual e municipal;
II) conscientizar a comunidade escolar, através de panfletagem; Cartão e cartazes
III) analisar como a água é usada nas casas, para sensibilizar o aluno em seu cotidiano (pequenas ações práticas);
Justificativa:
A água enquanto é um recurso necessário para o desenvolvimento de todas as espécies do planeta terra. O eminente aumento da ocupação do espaço pelos seres humanos, através do desenvolvimento tecnológico, mudanças climáticas estão gerando uma preocupação mundial com a falta de água. Considerando também que há uma distribuição desigual da água em regiões do planeta, há a urgência para conscientizar acerca deste líquido, que perpassa por questões de convivência, educação e economia.
Metodologia
Atividade 1: Reunir os alunos por turno, no Anfiteatro onde será feita a explanação das atividades (o porquê da atividade – direção – e encaminhamentos da equipe pedagógica)
Atividade 2: Música: Guarani apresentada pelo professor e músico Odair Neitzel; (discussão sobre tópicos da letra)
Atividade 3– Apresentação da conjuntura e dados sobre a situação da água no planeta, histórico de destruição, questões sobre cidadania e consciência (Professor Lorival) –
(Ler a Declaração Mundial dos Direitos da Água. (apresentado em slides e debatido com alunos e professores presentes, textos de subsidio)
.
Atividade 4 – Alunos retornam para suas respectivas salas;
Atividade 5
I - Do Ensino Fundamental:
a) estimular e ajudar as crianças a pesquisar sobre o uso racional da água (na escola, em casa); (atividade desenvolvida por cada professor)
b) após confeccionar o cartão e passar nas ruas da cidade para entregar aos transeuntes e comércio.
Atividade 6
II – Do Ensino Médio
a) estimular e ajudar as crianças a pesquisar sobre o uso racional da água (na escola, em casa); (atividade desenvolvida por cada professor)
b) Os alunos vão para as suas respectivas salas e confeccionam um cartaz (matutino: turma 10 faz 3 cartazes, 20 idem, e 30 faz 2 cartazes e juntamente com o professor planejam o local de exposição do cartaz – comunidade, comércio etc...Vespertino: turma 11 faz 2 cartazes, a 21 faz 3 cartazes e 31 faz 2 cartazes. Noturno: a turma 32 do noturno fará 2 cartazes que será exposto na escola).
Atividade 7
Os alunos do 6ºs anos serão acompanhados com o professor Lorival para visitação as barragens.
Cronograma
Atividade realizar-se-á no dia 22 de Março (dia mundial da água), como atividade inter e transdisciplinar no turno de aula na E.E.B Madre Benvenuta.
Atividade 1: Tempo estimado 20’ mim.
Atividade 2: Tempo estimado 20’ mim.
Atividade 3: Tempo estimado 35’ mim.
Atividade 4/5/6: Tempo estimado 45’ mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário